quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Deposição de Parafina

   Um dos problemas encontrados pela produção de óleo em Campos Marginais é a deposição de parafinas nas tubulações. É comum encontrarmos óleo parafínicos em campos onshore. Poços com essas características devem ser tomadas medidas para controlar a deposição. O ideal é que se identifique, previna e controle os depósitos de parafinas no poço, porém em campos marginais muitas vezes não é isso que acontece. A deposição de parafina se dar por diversos fatores, mas o principal agente que influencia na deposição é a temperatura. No reservatório, o óleo está em equilíbrio termodinâmico, mas com o início da produção o equilíbrio é pertubado e a temperatura do óleo começa a diminuir cada vez mais. Essa diminuição de temperatura faz com que apareçam os cristais de parafina e também diminui a solubilidade do óleo, fazendo com que a parte líquida do petróleo (óleo) não consiga mais dissolver  a parte sólida (parafina), então essa parte sólida começa a se depositar nas tubulações de produção ( coluna e linha).  Existem muitos métodos de prevenção que são utilizados na indústria petrolífera, mas são método caros e  normalmente são utilizados em campos offshore, como o aquecimento elétrico das tubulações.
   Para Campos Marginais,é necessário conhecer as características do óleo que  produz, se é um óleo parafínico.  é importante o acompanhamento da pressão da saída tanto da coluna , quanto da linha. Um aumento de pressão muitas vezes significa o acúmulo de parafinas nas tubulações. Constatada o depósito de parafina na coluna, é feita uma Circulação de Água Quente (CAQ), onde água aquecida a mais ou menos 90ºC é injetada pelo anular do poço. Na linhas de produção, usa-se a limpeza da coluna com a passagem de pigs , para isso é necessário a instalação de uma câmara de recebimento. Caso, não existam essas câmaras, pode-se injetar na linha um solvente da parafina. Esses intervenções devem ocorrer com o aparecimento dos primeiros indícios de parafina nos dutos. Caso ocorra o fechamento completo da tubulação é feita uma intervenção com sonda (no caso da tubulação fechada seja a coluna de produção) e algumas vezes é necessário a troca da tubulação. 
   Poços que produzem por Bombeio mecânico e sofrem com a deposição de parafinas, tem a eficiência da bomba diminuída com o deposito de parafinas na haste,
   O cenário mais complicado é quando se tem a deposição de parafinas no reservatório. É dificil identificar esse tipo de deposição e apenas teste em laboratório podem comprovar se essa deposição estar ocorrendo. Caso esteja ocorrendo essa deposição é necessário a utilização de um método que recupere esses depósitos. SGN ( Sistema Gerador de Nitrogênio ) é uma alternativa. Testes em poços maduros do Recôncavo  com deposição de parafinas no reservatório foram feitos com a utilização desse método e houve aumento de produção de até 75 %. Quem tiver maior interesse no estudo desse método pode acessar http://enahpe.com.br/programa/SO-01.2.pdf .

Coluna de Produção e Haste do BM Parafinados

3 comentários:

  1. Excelente trabalho, Victão!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela iniciativa pessoal. É gratificante ver colegas com interesse em divulgar nossa profissão. Continuem nesse caminho. Boa sorte!

    ResponderExcluir
  3. Qual é a temperatura que a bomba instalada na coluna de produção suporta?

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...