segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

O Bombeio por Cavidades Progressivas

A utilização de bombas de cavidades progressivas para elevação artificial no Brasil teve inicio em 1984 em fase experimental. Devido a simplicidade do método e da eficiência na produção de fluidos viscosos, o número de instalações com esse tipo de equipamento tem se difundido rapidamente.

O BCP consiste em uma bomba do tipo deslocamento positivo, composto de um motor metálico com a forma  de um parafuso sem fim e de um estator.  As folgas existentes entre o rotor e o estator formam os volumes  das cavidades. A rotação  do rotor produz o deslocamento dos fluidos dentro das cavidades.


Basicamente, o BCP é constituído de quatro partes pricinpais.

- cabeça de acionamento;
- coluna de hastes e de tubos;
- bomba de fundo (rotor e estator);
- outros equipamentos.


Basicamente, a cabeça de acionamento converte energia proveniente de um motor elétrico ou de combustão interna em movimento rotativo, fornecendo torque à coluna de hastes. Esta, por sua vez, transmite o movimento de rotação à bomba de fundo. E o giro do rotor movimenta os fluidos até a superfície, de forma não pulsante, na vazão desejada, matendo uma pressão reduzida sobre a formação produtora.

Principais características do sistema BCP:

- Baixa a média vazão;
- Aplicável a poços isolados;
- Pequenas e médias profundidades;
- Problemáticos em poços desviados;
- Pouca restrição à areia;
- Aplicável a poços com fluidos viscosos e parafínicos;
- Problemáticos em poços com altas temperaturas.

Os poços terrestres que possuem método de elevação por Bombeio de Cavidades Progressivas (BCP) apresentam uma quantidade de intervenção muito alta devido à ruptura dos materiais (hastes) que formam o sistema de elevação e produção do poço.

Uma das causas mais freqüentes de intervenção em poços é a troca de hastes partida, a haste partida causa o não funcionamento do método de elevação (BCP) que interrompe a produção do poço e consequentemente necessita de manutenção e troca de todos os materiais que compõe o sistema BCP. A inspeção visual dos poços é feita com periodicidade, mas, às vezes, o poço fica parado por algum tempo ocasionando uma perda de produção.

O acompanhamento de um poço que está produzindo por BCP é feito através de testes de produção, verificação de vibrações no cabeçote e registros de sonolog. Vibrações no cabeçote ou ruído anormal podem significar rolamento defeituoso, falta de óleo lubrificante no cabeçote ou choque das hastes contra a coluna de produção. A verificação constante da pressão na cabeça do poço é importante no acompanhamento de poços que produzem por este método. O aumento gradativo da pressão pode significar parafinação da linha de produção.

Abaixo um vídeo demonstrativo do equipamento feito pela Weatherford.





2 comentários:

  1. Qual a origem da primeira imagem? Estou fazendo um estudo sobre métodos de elevação e gostaria de usar a figura.

    ResponderExcluir
  2. Trata-se de uma Unidade de Bombeio Mecânico. Um método de elevaçao artificial de petróleo largamente utilizado na indústria de petróleo mundial.
    Consta de um sistema de motor elétrico que converte o movimento circular em movimentos alternativo ascendente e descendente. Através de hastes de bombeio conduz esse movimento alternativo a uma bomba de fundo submersa no oleo no fundo do poço. Através de movimentos de válvulas internas componentes da bomba, no curso ascendente alivia a pressão da coluna de óleo existente na dentro da coluna de produção sobre a formação produtora. No curso descendente, impede que a pressao hidrostática da coluna atue sobre a formação através do fechamento (bloqueio) da válvula superior, permitindo que a válvula inferior se abra permitindo a entrada do fluido da formação para dentro da camisa da bomba. O movimento alternativo constante do pistão da bomba proporciona um "pistoneio" contínuo do fluido, fazendo-o produzir na superfície.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...