quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

O Bombeio Mecânico

Na fase de produção, o petróleo pode vir à superfície unicamente devido à pressão dos fluidos existentes no interior da jazida. Nestes casos, os poços são chamados de surgentes. Quando isso não ocorre, é preciso suplementar a energia da jazida para elevar os fluidos do poço até a superfície. Neste caso os poços produzem pela chamada elevação artificial.
Muito utilizado em campos marginais o Bombeio Mecânico é um método de elevação artificial mais utilizado no mundo. No Bombeio Mecânico  a energia é transmitida ao fluido através de uma bomba alternativa de simples efeito posicionada no fundo do poço.
Uma unidade de bombeamento é instalada na superfície, próximo à cabeça do poço, para transformar o movimento rotativo de um motor (elétrico ou de combustão interna) em movimento alternativo. Uma coluna de hastes transmite o movimento alternativo para o fundo do poço, acionando uma bomba que eleva os fluidos produzidos pelo reservatório para a superfície.

As principais características do sistema de bombeio mecânico com hastes estão listadas a seguir:
- Boa eficiência energética;
- Baixo custo com investimentos e manutenção;
- Opera com fluidos de diferentes composições e viscosidades;
- Larga faixa de temperatura;
- Menor custo/produção;
- Baixa vazão;
- Aplicável em poços isolados;
- Pequenas a médias profundidades;
- Problemático em poços desviados;
- Restrição à areia;
- Problemático com alta RGL.
Este método é usado para produção em poços localizados em terra. Onde as vazões máximas de produção variam entre 20 m³/dia (para poços profundos, de até 3000 m de profundidade) e 180 m³/dia (para poços rasos, de até 800 m de profundidade).
Para a Análise do Bombeio Mecânico, utiliza-se:

Registro com Sonolog
É um aparelho portátil utilizado para se determinar o nível de fluido no anular, entre a coluna de produção e o revestimento.
O registro com Sonolog é de suma importância para determinação do nível dinâmico de fluido no aular , permitindo, assim, determinar a submergência da bomba.

Registro com carta Dinamométrica
O dinamômetro é um aparelho que possibilita o registro das cargas atuantes na haste polida ao longo de um ciclo de bombeio completo.
O dinamômetro é acoplado a haste polida, ficando fixo no suporte do dinamômetro, o qual é constituído detrês peças a placa base, camisa espaçadora e o suporte, as quais após instaladas devem permanecer definitivamente na haste polida.

Um comentário:

  1. Gostei desse post, agora só falta falarem de Poço artesiano o que é, gostaria muito mesmo de aprender melhor sobre este valioso assunto

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...